Blog

O QUE É ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA?
21 de fevereiro de 2024
O QUE É ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA?

É normal termos um certo estranhamento ao lermos esse termo, já que alfabetização é mais comumente associada ao desenvolvimento da leitura e da escrita da língua. No entanto, tanto no caso do português e do inglês, por exemplo, quanto da matemática, ela significa o processo de dar o pontapé inicial em elementos básicos dessas áreas do conhecimento para que ao longo do caminho escolar a compreensão de informações mais complexas seja mais fácil para o aluno.

Se pararmos para pensar, a matemática está presente no nosso cotidiano através de ações e referências bastante claras, mas por ser algo com que nos acostumamos desde cedo, não associamos uma coisa à outra. Infelizmente, a própria palavra já se tornou algo temido por muitos e apenas associada a fórmulas e operações grandes e difíceis. Apesar disso, se trabalhada desde cedo, a partir de um planejamento que a associe aos interesses das crianças, isso pode mudar. É certo que ideias e conceitos dessa disciplina são desenvolvidos em nossa mente desde que nascemos, então usar isso de um modo lúdico pode contribuir para um maior conhecimento, capacidade de raciocínio lógico e interesse pelo que ainda virá.

Por exemplo, algumas noções as crianças aprendem sem nem perceber, enquanto estão em casa, na rua ou na escola. Ao fazerem outras atividades que nem pensam em conectar com algo vindo de um livro matemático. Uma delas é a concepção de quantidade. Dependendo da idade, os pequenos podem fazer gestos ou falar pedindo “mais” ou “menos”; seja comida, brinquedos, carinho, etc. Eles também são capazes de separar e classificar pessoas ou coisas de que gostam e de que não gostam. E, ao mesmo tempo em que repetem palavras, histórias e partes de músicas conhecidas, estão descobrindo e estabelecendo padrões. Na brincadeira de encaixe, desenvolvem a habilidade de perceber relações espaciais e pareamento.

Ideias mais tradicionais, como a contagem e os números, são primeiramente identificados através do estímulo visual, uma forma de comunicação muito importante para os pequenos. Se você pergunta qual é a idade deles, na maioria das vezes eles vão mostrar os dedos antes de falarem. É por isso que pesquisas sugerem que uma das melhores formas de se aprender números é através da utilização dos dedos e da musicalidade. Quando o aspecto lúdico entra em cena, o conteúdo é mais facilmente lembrado.

São esses elementos que os professores devem aproveitar e explorar em aula, pois, apesar de percebidos através de observação e intuição, as crianças precisam aprender como associá-los de forma mais direta. Além de saber que, por exemplo, elas têm cinco anos, é importante que compreendam a qual quantidade o cinco corresponde. Para que isso ocorra, a criança precisa desenvolver um conceito de número na mente, que a permita estabelecer que o número 5 é composto por números menores. Isto é, que dentro do 5 tem o 4, o 3, o 2 e o 1. Isso será possível por meio de um planejamento que leve em consideração a idade delas e proporcione um ambiente mais acessível ao conhecimento infantil, com cores, jogos e uma rotina bem estabelecida. Jogos educativos como a escala cuisenare e o material dourado, que apresentam as quantidades de forma concreta e visualizável, são particularmente eficazes para o desenvolvimento do conceito de número.  Também é interessante focar mais em atividades em grupos, que possibilitem a socialização e troca de opiniões.

 
BIBLIOGRAFIA:

https://www.naeyc.org/our-work/families/math-talk-infants-and-toddlers
https://jornadaedu.com.br/praticas-pedagogicas/como-desenvolver-a-alfabetizacao-matematica-nos-alunos/
https://poseducacao.unisinos.br/blog/alfabetizacao-matematica
https://novaescola.org.br/conteudo/20971/por-onde-comecar-a-alfabetizacao-matematica

Receba nosso conteúdo

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos e novidades.